quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tipos de Transtorno Bipolar do Humor


Existem quatro formas de Transtorno Bipolar do Humor, e três por causas diversas:

Transtornos bipolar:

- Transtorno Bipolar Tipo I – Períodos de mania (euforia) com humor elevado e expansivo, grave o suficiente para causar prejuízo no trabalho, relações sociais podendo necessitar de hospitalização contrapostos por períodos de humor deprimido, sentimentos de desvalia, desprazer, desmotivação, alterações do sono, apetite, entre outros. Geralmente, o estado maníaco dura dias ou pelo menos uma semana, e períodos de depressão de semanas à meses.

- Transtorno Bipolar Tipo II – Períodos de hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e agressivo mas de forma mais suave. Um episódio de tipo hipomania, ao contrário da mania, não chega a ser suficientemente grave para causar prejuízo em atividades de trabalho ou vida social.

- Transtorno Bipolar Misto – Períodos mistos, em que em mesmo dia haveria alternâncias entre depressão e mania. Em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, com sentimentos de desvalia e desprazer e, no momento seguinte, estar eufórica, sentindo-se capaz de tudo, falante e agressiva.

- Transtornos Ciclotímicos – Períodos em que haveria uma alteração crônica e flutuante do humor marcada por numerosos períodos com sintomas maníacos e numerosos sintomas depressivos que se alterariam. Contudo, não seriam suficientemente graves nem ocorreriam em quantidade suficiente para se ter certeza de se tratar de depressão e mania. Isto é, pode ser facilmente confundida com o jeito de ser da pessoa, “de lua”.

Causas diversas:

-Transtorno do Humor Devido a uma Condição Médica Geral - caracterizado por uma perturbação proeminente e persistente do humor, considerada uma conseqüência fisiológica direta de uma condição médica geral.

-Transtorno do Humor Induzido por Substância- caracteriza-se por uma perturbação proeminente e persistente do humor, considerada uma conseqüência fisiológica direta de uma droga de abuso, um medicamento, outro tratamento somático para a depressão ou exposição a uma toxina.

-Transtorno do Humor Sem Outra Especificação - incluído para a codificação de transtornos com sintomas de humor que não satisfazem os critérios para qualquer Transtorno do Humor específico e nos quais é difícil escolher entre Transtorno Depressivo Sem Outra Especificação e Transtorno Bipolar Sem Outra Especificação (como agitação ).

postado: Lucas Faria
fonte:http://www.terapeutaocupacional.com.br/transtorno_bipolar.htm

2 comentários:

  1. gOSTAVA DE SABER SE MESMO TOMANDO MEDICAÇAO PARA A DOENÇA BIPOLAR, POSSO PIORAR? COMO ME ESTÁ A ACONTEÇER, MESMO COM A MEDICAÇAO CORRECTA.

    ResponderExcluir
  2. GOSTAVA DE SABER SE MESMO COM A MEDICAÇAO CORRECTA PARA A DOENÇA BIPOLAR POSSO PIORAR, COMO É O CASO. RECORRO ÀS URGENCIAS E DIZEM-ME PARA CONTINUAR E EM ALGUNS CASOS AUMENTAR A MEDICAÇAO E MAIS NADA.

    ResponderExcluir