quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sindrome de Down & Modernidade



Pesquisas recentes de uma universidade da Grã-Bretanha revelam um grande aumento nos índices de nascimento de bebes com Síndrome de Down, em situações nas quais as mães engravidam após os 40 anos de idade. As estatísticas são preocupantes, pois os dados desta pesquisas traçam um perfil onde fica bem claro o aumento dos índices da síndrome de Down. Enquanto as mulheres grávidas com menos de 30 anos de idade geram um bebe com a síndrome a cada 940 gestações, as mulheres com idade superior a 40 anos podem gerar um bebe portador da síndrome de Down a cada 85 gestações, o que representa um aumento de 71% nos casos.

Modernidade: Esta nova postura das mulheres diante da atualidade, da vida moderna, faz com que elas escolham a carreira antes da maternidade, pois desta forma podem ter mais chances de se tornarem Mulheres Independentes e bem sucedidas. Conquistar um lugar ao sol em um mercado de trabalho altamente competitivo não é tarefa fácil, especialmente se levarmos em conta que é comprovado o fato de que Mulheres Ganham Menos que os Homens para desempenharem as mesmas funções, sendo assim elas precisam trabalhar mais e melhor para serem reconhecidas, sendo assim acabam por ter suas famílias bem mais tarde do que há duas décadas, e exatamente neste tempo é que foram observados os aumentos nos índices de incidência da síndrome de Down.


Sendo esta uma escolha difícil, é importante que as futuras mamães maduras estejam cientes quanto às reais possibilidades de gestar um bebe portador da síndrome de Down, e que reflitam a respeito de estarem preparadas para esta realidade. Cabe ressaltar também os resultados positivos desta mesma pesquisa, pois enquanto em meados de 1950 os portadores da síndrome de Down tinham baixíssima expectativa de vida, hoje eles vivem uma realidade muito melhor, na qual esta mesma expectativa subiu de 15 para 65 anos. Sua Qualidade de Vida também está muito melhor, tendo em vista que os estudos na área de saúde oferecem tratamentos mais eficazes e mecanismos de apoio às famílias e ao paciente que hoje trabalha, estuda na rede regular de ensino e, acima de tudo, recebe mais amor, respeito e compreensão graças aos esclarecimentos a cerca desta doença que acomete em média cem mil pessoas, só no Brasil.

Fonte: www.bicodocorvo.com.br/cultura/curiosidades/aumento-dos-indices-da-sindrome-de-down

Carol Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário