terça-feira, 24 de agosto de 2010

Depressão, Análise clínica


A maioria dos pacientes com diagnóstico de depressão falam sobre a presença de um estado permanente de "vazio" ou tristeza pode ser também que o paciente não tenha exatamente esses sintomas, mas relate casos mais envolvidos na perda psicomotora, perda da capacidade de obtenção de prazer na realização na maioria das atividades recreativas e cotidianas. Frequentemente associa-se à sensação de fadiga ou perda de energia, caracterizada pela queixa de cansaço exagerado.

Sintomas psíquicos relacionados à depressão descritos por Kraeplin, oitava edição:

"• Humor depressivo: sensação de tristeza, autodesvalorização e sentimentos de culpa.

Os pacientes costumam aludir ao sentimento de que tudo lhes parece fútil, ou sem real importância. Acreditam que perderam, de forma irreversível, a capacidade de sentir alegria ou prazer na vida. Tudo lhes parece vazio e sem graça, o mundo é visto "sem cores", sem matizes de alegria. Em crianças e adolescentes, sobretudo, o humor pode ser irritável, ou "rabugento", ao invés de triste. Certos pacientes mostram-se antes "apáticos" do que tristes, referindo-se muitas vezes ao "sentimento da falta de sentimentos". Constatam, por exemplo, já não se emocionarem com a chegada dos netos, ou com o sofrimento de um ente querido, e assim por diante.

O deprimido, com freqüência, julga-se um peso para os familiares e amigos, muitas vezes invocando a morte para aliviar os que o assistem na doença.

São freqüentes e temíveis as idéias de suicídio. As motivações para o suicídio incluem distorções cognitivas (perceber quaisquer dificuldades como obstáculos definitivos e intransponíveis, tendência a superestimar as perdas sofridas) e ainda o intenso desejo de pôr fim a um estado emocional extremamente penoso e tido como interminável. Outros ainda buscam a morte como forma de expiar suas supostas culpas. Os pensamentos de suicídio variam desde o remoto desejo de estar simplesmente morto, até planos minuciosos de se matar (estabelecendo o modo, o momento e o lugar para o ato). Os pensamentos relativos à morte devem ser sistematicamente investigados, uma vez que essa conduta poderá prevenir atos suicidas, dando ensejo ao doente de se expressar a respeito.

Redução da capacidade de experimentar prazer na maior parte das atividades, antes consideradas como agradáveis. As pessoas deprimidas podem relatar que já não se interessam pelos seus passatempos prediletos. As atividades sociais são freqüentemente negligenciadas, e tudo lhes parece agora ter o peso de terríveis "obrigações".

Fadiga ou sensação de perda de energia. A pessoa pode relatar fadiga persistente, mesmo sem esforço físico, e as tarefas mais leves parecem exigir esforço substancial. Lentifica-se o tempo para a execução das tarefas.

Diminuição da capacidade de pensar, de se concentrar ou de tomar decisões. Decisões antes quase automáticas parecem agora custar esforços intransponíveis. Um paciente pode se demorar infindavelmente para terminar um simples relatório, pela incapacidade em escolher as palavras adequadas. O curso do pensamento pode estar notavelmente lentificado. Professores experientes queixam-se de não conseguir preparar as aulas mais rotineiras; programadores de computadores pedem para ser substituídos pela atual "incompetência"; crianças e adolescentes têm queda em seus rendimentos escolares, geralmente em função da fatigabilidade e déficit de atenção, além do desinteresse generalizado."

Na parte fisiológica o que pode ocorrer é a alteração no sono, com insônia intermediária(acordar durante a noite) ou intermédia(acordar mais cedo durante a manhã). Também ouvem-se queixas de insônia durante o dia por parte dos pacientes. Alteração na libido também é muito comum em pacientes com depressão, havendo assim dificuldade numa relação sexual por dificuldades na obtenção do prazer por parte do praticante. Alteração do apetite também é um dos sintomas da depressão, podendo haver desnutrição do doente, que muitas vezes sente muita difucldade na realização da alimentação.


fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44461999000500003&script=sci_arttext&tlng=en


Postado por: Pedro Marcos C Moscardini

Nenhum comentário:

Postar um comentário