terça-feira, 24 de agosto de 2010

Depressão, uma breve introdução


Muito falada e estudada mas ainda não totalmente compreendida, a depressão é considerada por muitos estudiosos da área como a doença do século XXI, pois de acordo com as estimativas, cerca de 15 a 20% da população mundial sofre com a doença, ( Depressão. Portal Banco de Saúde. 2008). Vale notar também que a depressão apesar de ser a doença do século XXI, estava presente notavelmente nas sociedade antigas e modernas na forma de outros nomes como banzo para os afrodescendentes trazidos como mão-de-obra escrava durante o período de expansão das potências européias no século XVII-XVIII. Outro caso de depressão relatado por antigos estudiosos eram das mulheres atenienses que se encontravam confinadas em suas casas. A depressão no passado não foi apenas estudada, mas relatada em forma de arte pelo pintor Vincent Van Gogh com a pintura "Aos portões da eternidade" literalmente traduzida que foi feita alguns dias antes do pintor se matar.

História e relatos de depressão no passado

400 a.C
Os gregos passam a explicar a depressão como uma doença física
Antiguidade
O problema é considerado um sintoma de possessão demoníaca

200-150 a.C.
Aparecem as primeiras descrições clínicas da depressão no Império Romano

1621
O sacerdote inglês Robert Burton publica o tratado "A Anatomia da Melancolia"

1637
René Descartes introduz a idéia de corpo e mente separados, base da teoria sobre a depessão

1796
É aberto na Inglaterra o Retiro York, hospital para tratamento moral em vez de médico

1800-1900
Século do manicômio. As instituições são vistas como cura para todos os males

1900
Sigmund Freud esboça seu trabalho embrionário sobre a psicanálise

1920-1930
Experimentos físicos brutais são testados em pacientes como forma de cura

1935
A primeira lobotomia frontal é realizada em um indivíduo deprimido

1962
Ken Kesey lança "Um Estranho no Ninho", romance que marca o fim da era dos tratamentos abusivos


Antes de começarmos a entender bioquimicamente e os aspéctos mais profundos desta doença, devemos começar com a pergunta: O que é depressão?

Para respondermos esta perguntas, primeiro devemos analisar os conceitos mais superficiais da doença e depois irmos aprofundando

De acordo com o dicionário online dicionárioweb a palavra significa:

Fig. Abatimento; enfraquecimento físico ou moral; desânimo; esgotamento.

Outra citação encontrada no site “virtualpsy.locaweb.com.br”(adaptada) interessante é a de que a depressão é uma doença do organismo todo , que compromete o orgânico físico ,o afeto e o pensamento, levando à perdas nas capacidades psicomotoras, vegetativas e cognitivas. A depressão enquanto doença pode surgir nos mais variados quadros clínicos, como em: estresses pós traumáticos, demência, esquizofrenia e alcoolismo; podendo ocorrer também como respostas à situações de grande estresse ou perda

É importante dizer também que a depressão como síndrome não se trata da mazelas cotidianas ou de estados temporários de infelicidade, mas sim de um caso patológico sério, que deve ser resolvido ou pelo menos amenizado através da psiquiatria e da medicina em geral sendo importante, que se vá ao médico caso sejam notados.

Finalmente, enquanto doença, a depressão tem sido classificada de várias formas, na dependência do período histórico, da preferência dos autores e do ponto de vista adotado. Entre os quadros mencionados na literatura atual encontram-se: transtorno depressivo maior, melancolia, distimia, depressão integrante do transtorno bipolar tipos I e II, depressão como parte da ciclotimia, etc. A depressão é conhecida pelos sintomas descritos como apatia, irritabilidade, perda de interesse, tristeza, atraso motor ou agitação, idéias agressivas, desolação e múltiplas queixas somáticas (insônia, fadiga, anorexia). Seu diagnóstico é facilitado pela presença dos sintomas e por um bom conhecimento teórico. Porém, sua dinâmica, suas origens, suas relações objetais e suas concepções ainda podem levantar questionamentos e levar a interpretações equivocadas prejudicando um possível tratamento.


Fontes do post:

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=209&sec=39

http://pt.wikipedia.org/wiki/Depressão_nervosa

http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/psicologia/article/view/7660/5463

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942006000300012&lng=pt&nrm=

http://www.adepressao.com/historia-da-depressoa.html

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44461999000500003&script=sci_arttext&tlng=en

Postado por Pedro Marcos Coelho Moscardini

Nenhum comentário:

Postar um comentário